Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
*Cirurgiã Plástica pela SBCP *Pós graduada em dermatologia pela ABD *Pós-graduada em Medicina Estética pela SBME * Formação em Medicina Anti-Aging pelo American Board of Anti-Aging Medicine * Formação em Age-Manegement Medicine pelo CENEGENICS Medical Institute – USA * Membro da International Hormone Society *Membro da World Society of Anti-Aging Medicine *Membro do Advisory Board da World Anti-Aging Academy of Medicine *Membro da Life Extension Europe

quarta-feira, 17 de julho de 2019

VOCÊ TOMA PÍLULA? ENTÃO ESTÁ GRÁVIDA E NÃO SABIA...







Milhares de mulheres no mundo utilizam anticoncepcionais orais mas nunca se perguntaram o que são ou como eles funcionam.

Uma mulher grávida engravida??? A resposta é não!
Com essa observação, a indústria farmacêutica desenvolveu uma pílula com uma hormona sintética, o etinilestradiol associado a um progestageno, fazendo o corpo da mulher achar que está gerando uma criança e dessa forma os ovários não maturam nenhum novo óvulo.

Na mulher grávida seu próprio corpo se encarrega de impedir que ocorra uma nova ovulação, pois durante a gravidez os níveis de estrogéno e de progesterona sobem e inibem a produção de FSH e LH o que inibe a ovulação.
O anticoncepcional faz exatamente o mesmo, eleva e mantém constante os níveis de hormonas, porém hormonas sintéticas, nomeadamente etinil estradiol associado ou não a um progestageno.



As setas indicam a ingestão diária de ACO, que inicia no quinto dia do ciclo e tem duração de 21 dias. 
Figura adaptada de Thomas, J. A. & Jones, J. E., 1979


Portanto NÃO HÁ PÍLULA FRAQUINHA!!!! Ela deverá ter hormonas em quantidade suficiente para inibir a ovulação. ou seja acima do nível normal, sem oscilações e sintéticas.

Atenção...a mulher possui 17-beta-estradiol e não etinilestradiol
                a mulher possui progesterona e não levonorgestrel, norgestrel, desogestrel, norgestimato, gestodeno, dienogest, drospirenona, nestorone, nomegestrol, clormadinona, ciproterona, entre inúmeros outros.

O etinilestradiol e os progestagénos são moléculas estranhas ao nosso corpo e ao serem metabolizadas se transformam em produtos nocivos para nós...mas isso é assunto para um outro artigo.

Até lá

Veja todos os métodos contraceptivos usados atualmente
https://www.acqua-clinic.pt/medicina-estetica/modulacao-hormonal-bioidentica/




literatura http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/pilulas.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário